Muitos empreendedores gostariam de ter uma presença mais efetiva na internet, mas poucos tem informações simples onde possam entender sobre as questões mais complicadas de forma simples e objetiva.
Neste artigo, vamos fazer um resumo sobre a evolução da internet e do comércio eletrônico no Brasil. Temos certeza de que, depois de ler este resumo, seu espírito empreendedor ajudará você decidir se deve colocar o seu negócio na internet.
A Evolução da Internet no Brasil
A internet chegou ao Brasil na década de 80 para troca de dados em universidades. Mas, somente em 1994, Embratel deu início ao serviço de acesso à internet em caráter experimental e liberou no ano seguinte o comercio de provedor de internet. Entretanto, a grande explosão da internet no Brasil se deu no início dos anos 2000 por conta do acesso a computadores pessoais. A melhoria na navegabilidade dos sites e interfaces mais amigáveis atraiu a atenção do usuário, e os computadores passaram a ser cada vez mais usados em empresas e também residências, para pesquisa e entretenimento.
Com o surgimento da World Wide Web e a linhagem HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto) diversas empresas surgiram para atuar no seguimento criando uma cadeia de serviços gigantesca de consumidores.
De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, 126,9 milhões de brasileiros acessaram a internet regularmente em 2018. Mais da metade dos cidadãos já utilizavam o serviço diariamente, após 29 anos, desde que a Embratel começou a comercializar a venda do acesso à internet.
Em 23 de agosto de 1991 nasceu o WWW, que significa World Wide Web. A tradução é Rede Mundial de Computadores, e foi isso que transformou o mundo de forma definitiva. Em 1994, as webs disponíveis eram menos de 3.000, e em 2014, o número já passava de 1 bilhão!
O Nokia 9000 Communicator foi o primeiro celular comercializado a acessar a internet. Entretanto, apenas duas operadoras da Finlândia viabilizavam essa conexão. Visualmente, ele dava a ideia de um celular comum, mas tratava-se de um modelo flip com teclado QWERTY, tela larga na horizontal e botões extras para ajudar na navegação. Entretanto, a dificuldade de acesso e custo fez com que a conectividade fosse deixada de lado.
A internet deixou de ser somente para fins comerciais tradicionais e passou a ser usada no entretenimento e serviços, por exemplo: Entre os usuários da internet, 48% adquiriram ou usaram algum tipo de serviço on-line, como aplicativos de transporte, streaming de filmes, música ou pedido de comida.
A partir dos anos 2000, a internet discada foi cedendo espaço para a banda larga e, atualmente, para a fibra óptica, o que agilizou os processos de navegabilidade do usuário e permitiu websites mais modernos. A conexão de dados também ganha destaque, a exemplo da rede 3G e, mais recentemente, já podemos contar com a rede 4G e 5G. Veja mais alguns dados revelados pela pesquisa TIC Domicílios, em 2021:
- 1/3 dos mais pobres não tem acesso à internet;
- Acesso à internet na zona rural passou de 53% (antes da pandemia) para 73% em 2021;
- 50% dos brasileiros acessam a internet pela TV, que superou o computador como segundo meio de acesso, atrás do celular;
- Faixa etária mais conectada é a de pessoas entre 16 e 24 anos;
- Regiões Sul, Norte e Centro-Oeste têm os maiores índices de uso de internet no Brasil;
- 46% dos usuários compraram produtos e serviços pela internet;
- 70% dos usuários recorreram à internet para buscar informações ou serviços públicos.
- Por Renda
Classe A (98%), Classe B (93%), Classe C (85%) e Classa D e E (66%) - Por Escolaridade
Superior (94%), Médio (91%), Fundamental (71%)
A Evolução do Comercio Eletrônico no Brasil
O e-commerce surgiu em meados de 1960, nos Estados Unidos. No início seu foco principal era a troca de arquivos de solicitações de pedidos, apenas para mostrar ao dono da empresa que o cliente tinha interesse em solicitar determinado produto para compra.
Com o sucesso dos computadores e internet na década de 90, o e-commerce começou a ganhar cada vez mais espaço em países como o Brasil. Assim, em 1996, surgiram os primeiros registros de loja virtual no Brasil.
Em 1995, o escritor e economista Jack London lançou a Booknet. A livraria virtual foi pioneira no e-commerce brasileiro e, ainda, ousava com a promessa de entrar o pedido em até 72 horas. Em 1999, a loja foi comprada e, só então, recebeu o nome de Submarino. A famosa marca que conhecemos hoje em dia como parte do grupo B2W, e que é uma fusão de diferentes empresas do comércio eletrônico, como Lojas Americanas, Submarino e Shoptime.
Em 2003, a Gol foi a primeira empresa a vender passagens aéreas pela internet. Neste mesmo ano, nasceram dois grandes nomes do e-commerce no Brasil, o Flores Online e a Netshoes.
Em 2003, o faturamento das lojas virtuais brasileiras foi de R$ 1,2 bilhões. As vendas atingiram cerca de 2,6 milhões de consumidores em todo o país.
Apenas dois anos depois, os números do e-commerce no Brasil dobraram! Isso porque, quase uma década depois da história do e-commerce começar por aqui, em 2005, a modalidade alcançou R$ 2,5 bilhões de vendas com um total de 4,6 milhões de consumidores totalmente online. Veja a Evolução no Gráfico:
O mobile, por exemplo, vem ganhando cada vez mais força e destaque nas transações eletrônicas. Além disso, com o avanço tecnológico a acessibilidade e velocidade das lojas se tornaram ainda maiores, conquistando milhões de novos consumidores.
Entre algumas das atividades mais populares realizadas pelos internautas relacionadas às compras online estão a Busca de informações sobre um produto, por ofertas, promoções, cupons e comparação de preços.
É extremamente importante que você perceba que a realidade virtual e digital existe e mesmo que você não esteja afeiçoado a ela com certeza à sua com frequência
Saulo Loureiro CEO Vírgula Nove Comunicação
Este mercado é cada vez mais crescente e não há limites para fazer negócio na internet. Também é válido ressaltar que, a legislação também acompanhou todo esse processo, definindo regras e padrões. Tudo isso para evitar que os consumidores sejam lesados e garantir que o que foi comprado seja entregue.
Uma outra questão a ser considerada, são os avanços dos golpes virtuais, por isso, ter um plano para desenvolver o seu site e mostrar para o público que seu negócio é transparente, faz toda a diferença na decisão de compra do consumidor.
Top 3 de Sites mais Acessados do Brasil
Com base nos dados da ferramenta Análise de Tráfego da Semrush, esta selecionamos os 3 mais visitados por categoria (Setembro de 2022).
- Notícias e Entretenimento:YouTube (3.9 B de visitas), Globo.com (520 M) e Uol.com (468 M)
- Redes Sociais: Facebook (328 M), Twitter (267 M) e Instagram (247 M)
- Ecomerces: Mercado Livre (19 M), Amazon (93 M) e Magazine Luisa (48 M)
Benefícios de ter um site
- Ter a possibilidade de mostrar a milhares de consumidores todos os aspectos da sua empresa
- Dar mais segurança aos consumidores sobre a transparência e idoneidade do seu negócio
- Facilitar o acesso a informações técnicas sobre produtos e serviços que a empresa oferece
- Mostrar a rotina e dia a dia da empresa de forma profissional e transparente.
- Facilitar o acesso aos contatos de diversos departamentos
- Abrir canal de acesso para relacionamento com os clientes
- Entregar conteúdo relevante ao consumidor para agregar valor a marca e ao negócio
- Informar a sociedade sobre suas ações sociais e contribuições da empresa em relação a sua comunidade.
- Conscientizar consumidores através da responsabilidade social.
Entender a evolução da internet e do comércio eletrônico no Brasil é fundamental para saber sobre as oportunidades que você pode estar perdendo. Com avanços dos meios digitais, os negócios deixaram de ser apenas físicos e passam a ser feitos apenas ou uma parte deles com a internet. Esta é uma realidade para quem quer fazer seu negócio crescer cada vez mais, atuando na internet.