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Quero ter um site: entenda sobre a evolução da internet e seu impacto no comércio eletrônico no Brasil.

Muitos empreendedores gostariam de ter uma presença mais efetiva na internet, mas poucos tem informações simples onde possam entender sobre as questões mais complicadas de forma simples e objetiva. 

Neste artigo, vamos fazer um resumo sobre a evolução da internet e do comércio eletrônico no Brasil. Temos certeza de que, depois de ler este resumo, seu espírito empreendedor ajudará você decidir se deve colocar o seu negócio na internet. 

 A Evolução da Internet no Brasil 

 A internet chegou ao Brasil na década de 80 para troca de dados em universidades. Mas, somente em 1994, Embratel deu início ao serviço de acesso à internet em caráter experimental e liberou no ano seguinte o comercio de provedor de internet. Entretanto, a grande explosão da internet no Brasil se deu no início dos anos 2000 por conta do acesso a computadores pessoais. A melhoria na navegabilidade dos sites e interfaces mais amigáveis atraiu a atenção do usuário, e os computadores passaram a ser cada vez mais usados em empresas e também residências, para pesquisa e entretenimento. 

Com o surgimento da World Wide Web e a linhagem HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto) diversas empresas surgiram para atuar no seguimento criando uma cadeia de serviços gigantesca de consumidores. 

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, 126,9 milhões de brasileiros acessaram a internet regularmente em 2018. Mais da metade dos cidadãos já utilizavam o serviço diariamente, após 29 anos, desde que a Embratel começou a comercializar a venda do acesso à internet. 

 

Em 23 de agosto de 1991 nasceu o WWW, que significa World Wide Web. A tradução é Rede Mundial de Computadores, e foi isso que transformou o mundo de forma definitiva. Em 1994, as webs disponíveis eram menos de 3.000, e em 2014, o número já passava de 1 bilhão!

O Nokia 9000 Communicator foi o primeiro celular comercializado a acessar a internet. Entretanto, apenas duas operadoras da Finlândia viabilizavam essa conexão. Visualmente, ele dava a ideia de um celular comum, mas tratava-se de um modelo flip com teclado QWERTY, tela larga na horizontal e botões extras para ajudar na navegação. Entretanto, a dificuldade de acesso e custo fez com que a conectividade fosse deixada de lado.

 

Hoje, já sabemos que 70% dos brasileiros já estão conectados diariamente, incluindo uma boa parte, na zona rural. A Internet vem chegando até para as camadas mais pobres, como as classes D e E (Em 2017, esta população já tinha 47% do acesso à internet em suas mãos).

 A internet deixou de ser somente para fins comerciais tradicionais e passou a ser usada no entretenimento e serviços, por exemplo: Entre os usuários da internet, 48% adquiriram ou usaram algum tipo de serviço on-line, como aplicativos de transporte, streaming de filmes, música ou pedido de comida.

Faixa Etária dos Usuários de Internet no Brasil

 

A partir dos anos 2000, a internet discada foi cedendo espaço para a banda larga e, atualmente, para a fibra óptica, o que agilizou os processos de navegabilidade do usuário e permitiu websites mais modernos. A conexão de dados também ganha destaque, a exemplo da rede 3G e, mais recentemente, já podemos contar com a rede 4G e 5G. Veja mais alguns dados revelados pela pesquisa TIC Domicílios, em 2021: 

  • 1/3 dos mais pobres não tem acesso à internet; 
  • Acesso à internet na zona rural passou de 53% (antes da pandemia) para 73% em 2021; 
  • 50% dos brasileiros acessam a internet pela TV, que superou o computador como segundo meio de acesso, atrás do celular; 
  • Faixa etária mais conectada é a de pessoas entre 16 e 24 anos; 
  • Regiões Sul, Norte e Centro-Oeste têm os maiores índices de uso de internet no Brasil; 
  • 46% dos usuários compraram produtos e serviços pela internet; 
  • 70% dos usuários recorreram à internet para buscar informações ou serviços públicos. 
  • Por Renda
    Classe A (98%), Classe B (93%), Classe C (85%) e Classa D e E (66%) 
  • Por Escolaridade
    Superior (94%), Médio (91%), Fundamental (71%) 

A Evolução do Comercio Eletrônico no Brasil 

O e-commerce surgiu em meados de 1960, nos Estados Unidos. No início seu foco principal era a troca de arquivos de solicitações de pedidos, apenas para mostrar ao dono da empresa que o cliente tinha interesse em solicitar determinado produto para compra. 

Com o sucesso dos computadores e internet na década de 90, o e-commerce começou a ganhar cada vez mais espaço em países como o Brasil. Assim, em 1996, surgiram os primeiros registros de loja virtual no Brasil. 

 

Em 1995, o escritor e economista Jack London lançou a Booknet. A livraria virtual foi pioneira no e-commerce brasileiro e, ainda, ousava com a promessa de entrar o pedido em até 72 horas. Em 1999, a loja foi comprada e, só então, recebeu o nome de Submarino. A famosa marca que conhecemos hoje em dia como parte do grupo B2W, e que é uma fusão de diferentes empresas do comércio eletrônico, como Lojas Americanas, Submarino e Shoptime.

Em 2003, a Gol foi a primeira empresa a vender passagens aéreas pela internet. Neste mesmo ano, nasceram dois grandes nomes do e-commerce no Brasil, o Flores Online e a Netshoes.

 

Com o estouro da “bolha da internet”, em 1999, muitos empreendedores não sabiam ao certo como começar a investir nessa nova modalidade. Já em 2001, ferramentas de busca como o Cadê, Yahoo, Altavista e o Google já abrigavam banners de lojas online. Neste ano, o varejo digital movimentou cerca de R$ 550 milhões no Brasil. 

Em 2003, o faturamento das lojas virtuais brasileiras foi de R$ 1,2 bilhões. As vendas atingiram cerca de 2,6 milhões de consumidores em todo o país. 

Apenas dois anos depois, os números do e-commerce no Brasil dobraram! Isso porque, quase uma década depois da história do e-commerce começar por aqui, em 2005, a modalidade alcançou R$ 2,5 bilhões de vendas com um total de 4,6 milhões de consumidores totalmente online. Veja a Evolução no Gráfico: 

Faturamento do eComerce no Brasil

O mobile, por exemplo, vem ganhando cada vez mais força e destaque nas transações eletrônicas. Além disso, com o avanço tecnológico a acessibilidade e velocidade das lojas se tornaram ainda maiores, conquistando milhões de novos consumidores. 

Entre algumas das atividades mais populares realizadas pelos internautas relacionadas às compras online estão a Busca de informações sobre um produto, por ofertas, promoções, cupons e comparação de preços. 

 É extremamente importante que você perceba que a realidade virtual e digital existe e mesmo que você não esteja afeiçoado a ela com certeza à sua com frequência

Saulo Loureiro CEO Vírgula Nove Comunicação

Este mercado é cada vez mais crescente e não há limites para fazer negócio na internet. Também é válido ressaltar que, a legislação também acompanhou todo esse processo, definindo regras e padrões. Tudo isso para evitar que os consumidores sejam lesados e garantir que o que foi comprado seja entregue.  

Uma outra questão a ser considerada, são os avanços dos golpes virtuais, por isso, ter um plano para desenvolver o seu site e mostrar para o público que seu negócio é transparente, faz toda a diferença na decisão de compra do consumidor. 

Top 3 de Sites mais Acessados do Brasil 

Com base nos dados da ferramenta Análise de Tráfego da Semrush, esta selecionamos os 3 mais visitados por categoria (Setembro de 2022). 

  • Notícias e Entretenimento:YouTube (3.9 B de visitas), Globo.com (520 M) e Uol.com (468 M) 
  • Redes Sociais: Facebook (328 M), Twitter (267 M) e Instagram (247 M) 
  • Ecomerces: Mercado Livre (19 M), Amazon (93 M) e Magazine Luisa (48 M) 

Benefícios de ter um site 

  • Ter a possibilidade de mostrar a milhares de consumidores todos os aspectos da sua empresa 
  • Dar mais segurança aos consumidores sobre a transparência e idoneidade do seu negócio 
  • Facilitar o acesso a informações técnicas sobre produtos e serviços que a empresa oferece 
  • Mostrar a rotina e dia a dia da empresa de forma profissional e transparente. 
  • Facilitar o acesso aos contatos de diversos departamentos 
  • Abrir canal de acesso para relacionamento com os clientes 
  • Entregar conteúdo relevante ao consumidor para agregar valor a marca e ao negócio 
  • Informar a sociedade sobre suas ações sociais e contribuições da empresa em relação a sua comunidade. 
  • Conscientizar consumidores através da responsabilidade social. 

Conclusão

Entender a evolução da internet e do comércio eletrônico no Brasil é fundamental para saber sobre as oportunidades que você pode estar perdendo. Com avanços dos meios digitais, os negócios deixaram de ser apenas físicos e passam a ser feitos apenas ou uma parte deles com a internet. Esta é uma realidade para quem quer fazer seu negócio crescer cada vez mais, atuando na internet. 

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