Muitas dúvidas são levantadas em relação a ter um site para sua empresa. Dentre elas, que tipo de site é mais adequado para o seu negócio? Veja as principais características de diversos sites sobre alguns aspectos técnicos e estratégicos para colocar de vez o seu negócio na internet e faturar mais.
A primeira coisa que se deve saber é para que fim e objetivo o site será útil para seu negócio. Esta, talvez, seja a pergunta mais importante a se fazer: cada tipo de site tem suas peculiaridades para atender cada seguimento e muitas vezes, um tipo de site atende diversos seguimentos.
Você já deve ter ouvido alguns termos como Web Sites, Landing Pages, Loja Virtual, Cardápio Online, Redes Sociais e Marketing Places, por exemplo. Todos eles têm características em comum para serem considerados sites: funcionar em um navegador para internet.
Atualmente, com o avanço da internet e os smart phones, websites estão completamente interligados com o que chamamos de app, sistemas executados e desenvolvidos dispositivos móveis.
Tipos de Sites e Suas características.
Websites Corporativos: Podem ser chamados de institucionais, em sua grande maioria, tem como objetivo divulgar a estrutura da empresa como suas diretrizes, estrutura física, localização e canais de contato, além dos produtos e serviços mais detalhados. Estes sites podem ser bastante úteis para a equipe de venda, uma vez que todos os detalhes sobre os produtos ou serviços, podem ser colocados de uma forma mais visual e prática.
Landing Pages: Websites de páginas únicas, geralmente utilizados para fim de lançamentos de produtos, serviços e promoções. Uma das características desses sites são que utilizam botões de ações e formulários para captação de leads com foco em venda. Geralmente estes sites são desenvolvidos como uma das ações estratégicas de um plano de marketing digital.
Loja Virtual: Este tipo de website é um dos mais complexos, uma vez que para seu bom funcionamento, é necessário criar uma estratégia de marketing bem definida alinhados com um plano comercial e de vendas. A loja virtual neste caso, é feita por último: primeiramente deve-se definir todo o portfólio de produtos que será oferecido com suas apresentações técnicas, benefícios, imagens ou fotografias, além de ter os custos de possíveis entregas, parcelamentos com cartões, etc, para que possa ser feito uma precificação e definir sua viabilidade na venda. Em um segundo plano, define-se a valor do investimento dentro de um período. Por fim, avaliar os resultados, medindo o retorno sobre esses investimentos com as vendas.
Cardápio Online: Este Web Site é bem comum para o seguimento gastronômico que utiliza o delivery. É uma opção para quem gostaria de ter mais liberdade em suas estratégias. Em relação aos custos de pagamentos e produção, os marketings places cobram porcentagens consideráveis de comissão influenciando no preço final. Por ser bem mais independente, esta opção precisa de ações de marketing digital mais efetivas com publicidade nos meios de comunicação para fazer com que o cliente o encontre com facilidade.
Marketing Places: Cada vez mais em alta. Hoje existem marketing places para diversos nichos e seguimentos. Geralmente são fáceis de serem instalados, pois toda a estrutura tecnológica já está definida. Basta ter um bom plano comercial e um portfólio de produtos bem elaborado para definir o retorno sobre o investimento. A vantagem é que estes sites já são conhecidos do público sendo mais fácil explorar. A desvantagem é que você precisa se adequar as estratégias comerciais que eles apresentam para aumentar suas vendas, que na maioria das vezes pode não compensar.
Entender como funciona o processo de criação de um site é fundamental para saber quais são os investimentos necessários para o desenvolvimento e posteriormente, a manutenção e alimentação. Mas isso não é o suficiente, antes de qualquer pagamento, o mais importante é definir um plano estratégico sobre este investimento, somente assim você vai saber qual será a viabilidade prática, financeira e colaborativa para que tudo funcione em direção a lucratividade.
Com avanços dos meios digitais, os negócios deixaram de ser apenas físicos e passam a ser feitos apenas ou uma parte deles com a internet. Esta é uma realidade para quem quer fazer seu negócio crescer cada vez mais atuando na internet.
Já é hora de colocar o seu negócio na internet, com um site que possa ser uma extensão da sua empresa para um público cada vez mais engajado. Separamos e três etapas necessárias que você precisa saber para dar inicio ao seu projeto, veja: