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Como fazer sua loja virtual vender mais?

Vender com loja virtual não é tarefa fácil e exige uma série de procedimentos para integrar todos os pontos de contato digital, diretoria e equipe de vendas. Descubra o que você precisa saber para fazer sua loja virtual vender mais. 

Ter uma loja virtual deixou de ser novidade a muito e muito tempo. É necessidade, entenda: 

Ao longo de 35 anos as formas de fazer negócios vêm se desenvolvendo a tal ponto que, se o seu negócio não tem nenhuma estratégia voltada para este mercado, você está muito atrás de seus concorrentes. 

Em 2023, por exemplo, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de R$ 196,1 bilhões, um aumento de 4% em relação a 2022. Já no primeiro trimestre de 2024, as vendas totais do e-commerce brasileiro atingiram R$ 44,2 bilhões, um crescimento de 9,7% em relação a 2023. 

Não há como sobreviver por muito tempo, quando o seu concorrente está vendendo online e você não. É Preciso, indiscutivelmente, adequar o negócio para fazer as ações necessárias envolvendo todos os colaboradores.

Por que é preciso adequar o negócio para ter uma loja virtual? 

  • Diretoria: A cultura da empresa precisa estar alinhada ao investimento que está por vir, e isso só é possível se a Diretoria (Administrativa, Financeira e Comercial, por exemplo), esteja consciente sobre adaptações necessárias. Sem isso, nada funciona e se funcionar, vai ser por pouco tempo e os resultados não aparecerão. 
  • Marketing: Ter um bom planejamento, leva tempo e requer um certo investimento. O markering vai levantar custos, definir o posicionamento alinhado aos propósitos do negócio, público-alvos e custos, profissionais necessários para realizar criativos, loja virtual, catálogo de produtos, mídias online e off line, e tudo que for necessário para que o plano seja concretizado. 
  • Vendas: Uma equipe de vendas alinhada com os propósitos da empresa, mas também da comunicação, de forma imersiva e participativa. Para isso, um plano de atendimento com foco em vendas online deve ser desenvolvido, definindo o conhecimento de tudo que foi estabelecido, colocando a equipe conhecedora dos processos e de sua importância. 

 

 

Passos para fazer sua loja vender mais.

  • 1º Passo: Ter uma loja virtual de produtos e serviços. 

Inicialmente ofertando pelo menos 4 opções. A loja deve ter textos sobre histórico da empresa, suas diretrizes, valores e políticas de compras e devolução. Além disso, deve ter botões de ação (CTA) para WhatsApp, para blog e até depoimentos. Em relação aos produtos ou serviços, fazer fichas técnicas explicando de forma clara e simples seus produtos ou serviços, bem como fotos e textos e títulos com técnicas publicitárias. 

  • 2º Passo: Vincular sua loja virtual Facebook, Instagram e Google. 

Para Facebook e Instagram você cria uma loja virtual utilizando como referência, seus produtos do site, podendo finalizar a compra diretamente nele ou até mesmo no próprio Instagram ou Facebook. Para abrir sua loja nestas redes sociais a Meta, faz uma avaliação do seu site e domínio (por isso é importante ter uma loja com as características dos produtos e as políticas de vendas). 

Já para o Google, além de fazer uma customização da Ficha empresarial, é possível elencar produtos com algumas ferramentas. É extremamente importante, vincular a loja virtual no Google Merchant, para você que busca produtos e serviços, é chamado de Google Shopping. 

  • 3º Passo: Fazer publicações com marcações dos produtos da loja. 

Quando sua loja do Instagram e facebook é liberada, você pode fazer as publicações e escolher produtos da loja para aparecerem como marcação. Este processo coloca sempre o seu produto em evidência, facilitando a pesquisa e a decisão de compra do cliente, em relação aos seus concorrentes. 

  • 4º Passo: Loja vinculada a Marketing Places. 

Também é uma ação importante, mas não prioritária. É importante organizar a casa com os passos 1, 2 e 3. E na sequência, partir para manter presença nas maiores plataformas como Mercado Livre, Shopee, Magalu, Casas Bahia, Americanas, AliExplress, etc. Muitas empresas de e-comerce dão a opção de integração para atuar, utilizando os dados da loja, facilitando o processo. 

 

 

 

 

  • 5º Passo: Mídia para anúncios Ads 

A grande magia está aqui! Definido o plano de mídia no planejamento de marketing, a verba deve ser direcionada de forma que o site venda pra você. É simples! O Planejamento de Marketing, entre as suas diversas funções, define onde, quando e para quem os seus produtos serão direcionados. No facebook e instagram, por exemplo, é possível fazer anúncios dinâmicos que aproveitam os produtos da sua loja. Assim facilita o processo. Basta manter a verba definida e deixar os anúncios trabalharem. 

Já no google, através do Google Ads, os anúncios podem ser feitos diretamente para o Google Shopping onde vai dar prioridade aos produtos do seu site instalados, mas também, anúncios na rede de pesquisa que irão, potencializar acessos ao site e endereços da empresa. 

  • 6ª Passo: Ter tranquilidade na comunicação, mantendo uma boa linguagem. 

Quantidade não é qualidade! Cada seguimento tem sua necessidade, mas no contexto geral, procure publicar em todos os pontos de contato digital, mantendo a harmonia visual e uma boa linguagem. Procure por designer que possa atender estas necessidades de forma harmônica e com princípios do design. Evite fazer publicações em ferramentas automatizadas (como o Canvas) para que seu cliente não se depare com um mesmo design que foi publicado em seu concorrente.  

Sempre é importante saber algumas informações como:   

  • Faça um planejamento de Marketing! Marketing não é somente o design em si, mas os caminhos e as ações baseadas em dados e finanças para que as coisas aconteçam. 
  • O planejamento de Marketing não é um trabalho feito do dia para a noite e precisa de um investimento. É preciso fazer pesquisas em diversas fontes e na empresa também, por isso a diretoria deve estar comprometida com este investimento. 
  • O site ou loja virtual não funcionam sozinho, mas trabalhando com anúncios você consegue tirar o melhor deste investimento de forma ágio e fácil. 

Se questionar sobre os preços que estão cobrando é parte do processo, mas, fique atento(a). Marketing tem o seu valor e é um trabalho que poucas empresas investem. Geralmente são as que tem mais resultados. 

 

 

 

 

 

 

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